46 3232.2233

Maxima
Maxima

Um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, Chico Buarque completou 70 anos ontem, ele nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1944 e desde muito cedo demonstrou interesse pela música. Aos nove anos, quando morava com a família na Itália compôs suas primeiras marchinhas de carnaval, aos 12 já escrevia operetas que eram cantadas pelas irmãs. Seu primeiro disco, um compacto com “Pedro pedreiro” e “Sonho de um carnaval”, foi lançado em 1965. No mesmo ano conheceu Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Em 1966, foi um dos vencedores do II Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, e além de ver sua música traduzida para vários idiomas, gravou seu primeiro LP, conheceu a futura mulher, Marieta Severo, e teve seus primeiros atritos com a censura do governo militar, que se agravariam no ano seguinte, quando ele escreveu a peça “Roda Viva”.  Depois de ser preso, em dezembro de 1968, mudou-se para a Itália no que chamou de “autoexílio”. De volta ao Brasil, teve mais problemas em 1970, quando “Apesar de você” foi censurada, e em 1973, quando sua própria gravadora o impediu de cantar “Cálice”. Cansado das perseguições, criou um personagem, Julinho da Adelaide, e com esse pseudônimo conseguiu lançar músicas sem problemas.

Chico é autor ainda de quatro romances e cinco peças de teatro. Nos anos 80, o cantor voltou aos palcos, após nove anos de afastamento, e se tornou um dos rostos da campanha pelas Diretas Já, com a música “Vai passar” sendo uma das mais usadas pelo movimento. Em 1986, retornou também à TV, apresentando durante sete meses o programa “Chico e Caetano”, com Caetano Veloso, na TV Globo.

Para celebrar os 70 anos de Chico Buarque, o Ecad fez um levantamento para saber quais as músicas dele mais executadas nos últimos cinco anos em casas de festas, casas noturnas, emissoras de rádio, shows e música ao vivo. Confira.

*Iolanda

*A Rita

*Cotidiano

*Samba do grande amor

*Anos dourados

*Homenagem ao malandro

*João e Maria

*Quem te viu quem te vê

*Roda viva



Compartilhar

Postado por: Máxima FM - Maycon Guerreiro

Estrelas

0 Comentarios

Deixar comentário





>> Seja o primeiro a comentar <<